quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Quadro: Rua que recicla

Quadro: Rua que recicla

O "Rua que recicla" é um sub-quadro que pretende promover a reciclagem através da educação e incentivo a coleta seletiva.

Sabemos da importância de se incentivar o habito de separar o lixo, ainda pouco praticado em nossa sociedade.

Muitas pessoas praticam, e outras muitas vivem deste tipo de atividade e, pensando em como é importante este trabalho (reciclar) para o nosso meio ambiente, e em como é, ao mesmo tempo difícil esta atividade, pensamos num quadro que pudesse auxiliar estas pessoas que tanto nos ajudam reciclando nosso lixo diário.

Veja,

Estamos cansados de ver matérias dos catadores de lixo que atuam tanto nos lixões como nas próprias ruas das cidades do país.

Sabemos das dificuldades que estas pessoas encontram para poderem separar os materiais recicláveis do que não pode ser reaproveitado, simplesmente por as pessoas não separarem o lixo em suas casas.

Analisando por este ponto de vista, uma ação simples da sociedade poderia melhorar bastante a vida destas pessoas e, conseqüentemente, a de nossas gerações futuras.

O quadro seria assim:

Esporadicamente, a produção do quadro visitaria uma região diferente.

Na região determinada a produção deveria localizar uma rua que apresentasse a maioria dos seus lixos separados de forma correta, ou seja, devidamente separados.

Na rua que demonstrar morar as pessoas mais educadas nesse sentido, a produção escolheria aleatoriamente uma residência que tivesse seu lixo organizado e a premiaria.

Perceba que este mecanismo motivará uma interação em conjunto, pois somente terão chances efetivas as ruas que mais apresentarem casa com seus lixos organizados, permitindo um argumento para que um vizinho cobre essa atitude do outro e vice e versa.

Os lixos deverão estar separados em categorias:

Vidro

Papel

Plástico

E lixo propriamente.

Perceba que se conseguirmos fazer com que as pessoas pelo menos separem seus lixos, o quadro já estaria fazendo um trabalho fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário