quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sub-Quadro: Consciente ao que Consumo

Sub-Quadro: Consciente ao que Consumo

O sub-quadro "Consciente ao que Consumo" é um quadro desenvolvido com objetivo de conscientizar e promover um debate sobre o consumo consciente no sentido de estarmos atentos ao que nos oferecem como produto, e principalmente sobre a qualidade dos produtos comercializados no país.

Até que ponto as empresas estão realmente comprometidas com a tal sustentabilidade?

Só no discurso?

Quando será que apenas o lucro deixará de ser o único foco para as empresas.

Veja;

Os telespectadores seriam convidados a enviarem (Via carta ou e-mail) seus “pontos de vista” em relação a deficiência ou defeitos em determinados produtos comercializados no país.

Exemplo:

Este é meu ponto de vista particular, portanto apenas um exemplo:

Até alguns anos atrás, os isqueiros BIC eram fabricados com uma pequena válvula de regulagem de gás.

Este mecanismo permitia que o consumidor regulasse o nível da chama, portanto era possível economizar gás e o isqueiro durava o dobro de tempo que dura atualmente.

Porque esta alteração no produto? O que diz a empresa a respeito?

Outro exemplo:

Antigamente as escovas dentais não possuíam estes cabos antiderrapantes que possuem atualmente, e nem por isso as escovas escorregavam de nossas mãos, e também duravam mais tempo do que hoje em dia, correto?

Atualmente as escovas são produzidas com partes emborrachadas que "teoricamente" visam oferecer um maior conforto no momento da escovação.

Na minha opinião, estas partes emborrachadas das escovas atuais de alguma forma reteem uma certa quantidade de umidade nas emendas dos materiais, criando uma condição perfeita para o surgimento de microorganismos, criando manchas escuras (fungos) que forçam o consumidor, por nojo, a trocar a escova antes do termino de sua vida útil. (Ao menos em relação às cerdas)

Bem, estes são apenas exemplos...Na verdade a população nos revelará muita coisa que ainda não havíamos parado para analisar.

Os telespectadores então seriam convidados a observarem e analisarem sobre isto, e enviariam seus pontos de vista para o programa, assim como nos exemplos citados acima.

A produção selecionaria os melhores pontos de vista para apresentá-los nas edições semanais do quadro.

Cada ponto de vista escolhido pela produção receberá um prêmio e seu autor apresentado no quadro no momento de sua premiação.

Sempre apresentando matérias no foco proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário