quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sub-quadro: Vizinho cidadão

Sub-quadro: Vizinho cidadão

Este sub-quadro que tem como foco promover e melhorar o relacionamento entre as pessoas em suas comunidades.

Sempre seria divulgada uma região antecipadamente para participar da edição semanal do sub-quadro.

O fato de divulgar uma localidade antecipadamente visa uma maior interação, mais concentrada e consistente.

Exemplo: (Itaquera-SP)

Seria informado aos telespectadores da região escolhida que, durante a semana seguinte, a produção do quadro estaria visitando aquela região, e lá escolheria "aleatoriamente" uma rua para realizar a edição semanal do quadro com oferta de bons prêmios aos vencedores.

A dinâmica deste sub-quadro consiste em uma votação (eleição) entre os vizinhos mais próximos, com a finalidade de eleger a família mais social daquela rua, ou seja, a família mais atenciosa, bem educada, simpática, ou seja, a família que melhor se relaciona com seus vizinhos. Também pode ser um condomínio vertical totalizando o mesmo número de participantes.

A apresentadora do programa que apresentasse o quadro sempre abordaria a importância do bom relacionamento entre as pessoas e como isso poderia ser importante para tentarmos criar uma sociedade melhor, menos fria entre as pessoas, mais humana, justa e solidária.

Sabemos que atualmente por inúmeros motivos o relacionamento humano vem sofrendo um progressivo esfriamento, com conseqüências desastrosas a nível social.

Pense bem:

Já repararam como esse relacionamento a que me refiro está ficando cada vez menos prestigiado entre as pessoas.

Pense como vem mudando, para pior, as relações entre as pessoas, em particular com vizinhos próximos.

E qual será a tendência lógica deste problema se não fizer nada para tentar mudá-la?

Percebemos que está ficando cada vez mais escasso um simples "bom dia", "boa tarde", "como vai você, sua família?", "Está precisando de alguma coisa?" etc...

Já pensou em quantas boas amizades já iniciamos com um simples "bom dia".

Tratar cordialmente um vizinho, as pessoas, não quer dizer que elas tenham que conviver dentro de sua casa, trata-se apenas de respeito, boas maneiras, cidadania.

Nesse sentido o quadro serviria como um estímulo para gerar um melhor relacionamento entre as pessoas e mudar esse negativo fato social, de forma que as pessoas tenham um "motivo" (Motivação) para cultivarem o respeito mutuo e conseqüentemente, novas amizades, para criarmos uma sociedade mais humana e melhor.

O estímulo seria em uma linguagem que a maioria das pessoas entendem muito bem, PRÊMIO!

Porque oferecer prêmio apenas para vender produtos?

Vamos oferecer prêmios a quem participar da mudança de postura proposta.

E não só pelo estímulo do prêmio em si, pois muitas pessoas "efetivamente" precisam de uma oportunidade para se mostrarem-se mais abertos e mais receptivos com as outras pessoas, e até por sentirem-se mais tranqüilos em relação a receptividade dos outros.
A produção então definiria o bairro (cidade) da semana, e escolheria uma rua aleatoriamente para a realização do quadro.

Na rua escolhida, seria então determinado um trecho qualquer da mesma que fosse constituído por 10 (Dez) casas de cada lado da rua, totalizando um número de 20 famílias candidatas e eleitoras. No caso de condomínios verticais definir um total semelhante.
A produção determinaria um representante de cada família para votar na urna do quadro, onde seriam colhidos os votos na casa de cada família participante.

Cada família participante da eleição (Eleitora) poderá votar em uma das outras dezenove (19) famílias participantes, e não poderá votar na sua própria família, controlado pelo nome na cédula.

No momento de cada voto, a família deverá justificar seu voto, descrevendo quais as melhores qualidades que o vizinho votado possui a ponto de receber o voto de sua família.

Não será divulgado o voto da família, mas apenas o depoimento sobre seu ponto de vista em relação aos requisitos positivos (virtudes) que levaram ao voto para determinado vizinho.

No caso de empate, deverá ser nomeada uma nova família da rua apenas para desempatar a eleição.

A família que mais obtiver votos entre seus vizinhos levará o prêmio semanal do quadro, e seu exemplo de família cidadã que será mostrado no programa e no quadro, motivando os telespectadores de outras localidades a praticarem as atitudes que mais auxiliam a vida em sociedade e também cria nossa boa imagem junto a sociedade.

Pense nas pessoas de outros bairros acompanhando o programa....

Qual seria a atitude das pessoas a partir daquele momento... ?

Será que elas não se esforçariam em cultivar melhor seus relacionamentos em suas comunidades, serem mais associáveis, se mostrarem mais prestativos, receptivos etc...?

Imagine o apresentador do quadro lembrando aos telespectadores que o próximo bairro escolhido pode ser o seu, e sobre a importância de começarmos desde já a cultivar novas amizades.

E não somente pelo motivo do prêmio do quadro, e sim para gerarmos uma atmosfera de amizade em escala social.

Pense na bola de neve que pode ser criada com esta ação, pois um cidadão percebendo o outro mais próximo poderá se contagiar, e assim sucessivamente.

Pense como essa ação poderia fazer a diferença na vida de muitas pessoas, ou seja, sentir as pessoas mais receptivas, mais legais.

Poucas amizades apenas que o programa viesse a promover para cada cidadão, já estaria cumprindo um grande papel social.

Veja,

Imagine que uma pessoa de determinada rua, a partir do quadro,e aproveitando a oportunidade do mesmo, comece a cumprimentar melhor seus vizinhos e mostrar-se mais receptivo.

Ora, outras pessoas, ou seja, os seus vizinhos, perceberiam a mudança positiva naquela pessoa e poderiam facilmente associar este progresso ao quadro, e assim contagiar-se, tornando recíproco este tratamento, não só com aquele vizinho, mas com as pessoas seu redor e contagiando também outras pessoas, e assim sucessivamente.

Você trata melhor uma pessoa.

Essa pessoa trata melhor várias outras pessoas.

Cada pessoa que estas pessoas tratarem bem, tratarão bem as demais.

E assim sucessivamente.

Em cada edição semanal do quadro seria realizada uma matéria para avaliar junto aos moradores do bairro que recebeu o quadro da semana anterior, a diferença notada no convívio das pessoas. Isso visando mostrar a eficácia do quadro e promover ainda mais a interação da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário